Dicas · Literatura

Corre para conhecer: Enrique Vila-Matas

Enrique Vila-Matas é um autor contemporâneo espanhol que, apesar de renomado, é pouco conhecido pelo grande público tupiniquim. Conheci sua obra através da coleção de 2012 da Folha, a de Literatura Ibero-Americana. O romance escolhido por Joca Reiners Terron (autor brasileiro excelente btw) para representar a obra de Vila-Matas na coleção foi Suicídios Exemplares e este é, com absoluta certeza, um dos melhores livros de contos que já tive o prazer de conhecer.

O nome do livro é evidente, os contos retratam os mais diversos casos de tentativas de suicídios realizadas  por, olhem só, figuras cômicas. De casos trágicos até aqueles que, por sua absoluta ausência de sentido, tornam-se extremamente bizarros. E esta é então, a magia por trás desse livro: a comicidade no trágico, a realidade que escorre pelas fendas da fantasia. Alan Pauls bem descreve a prosa de Vila-Matas ao dizer que:

“os contos de Suicídios exemplares sejam raivosos, volta e meia sangrentos, quase sempre extremos, mas nunca amargos nem sem esperança. Neles, o suicídio jamais é fruto de uma desistência; é a ideia na qual se encarna a Grande Vontade que anima toda a ficção de Vila-Matas: a vontade de viver uma vida diferente. “

O autor tem diversos livros (não sei quantos, que feio não checar) publicados no Brasil pela falecida Cosac Naify e hoje, a editora está vendendo todo seu estoque no site da Amazon brasileira. Então CORRÃO, se não só na Estante Virtual. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s